quarta-feira, 22 de março de 2017

2º Campeonato do 4º Piso - 7ª Jornada: Jogos em Família


by André Neves

O estádio de Pina Manique voltou a encher para receber mais uma jornada do mais intenso campeonato de Futsal na Relva da região de Lisboa, num jogo marcado pelo confronto desportivo entre irmãos, em maior número do que é habitual.

O número de lesionados no 2º Campeonato de Futsal na Relva continua a condicionar os planteis de ambas as equipas do 4º Piso. Desta vez, houve a necessidade de convidar 2 jogadores extra para que se pudesse jogar 5x5. O jogador a ingressar na SWF foi "La Montagne", também conhecido por Mário Guitana, irmão de João Guitana. O outro jogador manteve a sua identidade desconhecida até à hora do jogo, daí ter sido chamado de "Unknown", o jogador mistério que entrou nos NOT SWF.

Por partida do destino e pela mão da Secretaria, o jogo separou as duas duplas de irmãos, estando João Guitana e Pedro Lourenço nos NOT SWF (os irmãos mais velhos), e Mário Guitana e Vítor Lourenço nos SWF (os irmãos mais novos). 

O jogo iniciou-se com uma pressão elevada por parte dos SWF, com La Montagne a abrir caminho pelas fileiras do NOT. Ao fim de alguns minutos de pressão, La Montagne consegue inaugurar o marcador, não dando hipóteses ao seu irmão João para defender o remate. 

Algum tempo depois, foi a altura de André Neves se destacar no jogo. Na sequência de um contra-ataque dos SWF, La Montagne consegue colocar a bola no jogador que se desmarcou no meio campo adversário e André consegue marcar o 2º golo da sua equipa e 2º golo da sua quota pessoal neste 2º campeonato.

Os NOT precisavam de responder para não se arriscarem a ficar com uma diferença maior no resultado, e foi o seu Capitão, Francisco Caldeira, que marcou o 1º golo. Daniel Loureiro não havia conseguido defender o calculado remate do matemático, mas Daniel havia de se vingar e, num momento de frustração e farto de ser visto como o Patinho Feio que não marca, Daniel consegue desmarcar-se com velocidade e marcar o seu primeiro golo neste campeonato, ficando a apenas 12 golos de distância de João Guitana, o jogador com maior número de golos marcados.

O jogo foi prosseguindo com bastante equilibrio tanto no ataque como na defesa, por parte de ambas as equipas, chegando ao ponto de o jogo estar empatado por duas vezes, mas no final, foram os SWF a conseguir segurar a vantagem por 2 golos de La Montagne, ambos assistidos pelos pés do Capitão Vítor Lourenço.

Os SWF conseguiram assim a sua 2ª vitória no campeonato e estão apenas a 6 pontos de distância dos NOT SWF, que não prometem um jogo tão fácil na próxima jornada.

FICHA DE JOGO






Marcha do Marcador:
1 - 0 La Montagne
2 - 0 André Neves
2 - 1 Francisco Caldeira
3 - 1 Filipe Martins
3 - 2 Unknown
4 - 2 Daniel Loureiro
4 - 3 Pedro Lourenço
4 - 4 João Guitana
5 - 4 La Montagne
5 - 5 Unknown
6 - 5 La Montagne
7 - 5 La Montagne

Análise e Pontuação:

SWF:

Vítor Lourenço - 7 pontos - O Capitão bem quis provar à FPF que era o melhor jogador, mas a nível de pontuação ficou um pouco aquém das expectativas. No entanto, apesar de não ter conseguido marcar nenhum dos 9 golos que prometeu, Vítor mostrou ser um elemento indispensável nos SWF, mantendo firmes as linhas defensivas e conseguindo colocar a bola nos atacantes que se desmarcavam na frente.

André Neves - 10 pontos - O facto de ter ganho um torneio de Magic the Gathering parece que motivou também André Neves no Futsal. Desta vez, além de marcar 1 golo, ainda fez 2 assistências e foi um guardião exemplar da baliza da sua equipa. Parece que só agora é que André decidiu acordar para o campeonato, mas antes acordar tarde que acordar nunca. Espera-se que continue com o bom trabalho e com a motivação em alta.

Filipe Martins - 8 pontos - Filipe trouxe para campo um jogo agressivo para a bola e para alguns jogadores, sendo responsável por algumas faltas durante o jogo. Apesar de alguma agressividade excessiva, Filipe conseguiu marcar 1 golo e, ao contrário do que é habitual, Filipe não deixou que nenhuma bola entrasse na baliza enquanto foi guardião da mesma. 

Daniel Loureiro - 5 pontos - O esforço compensa e ao fim de alguns jogos a esforçar-se por marcar, Daniel marcou o seu primeiro golo neste 2º Campeonato. Infelizmente, o trabalho à baliza continua a necessitar de trabalho e Daniel está a mostrar cada vez mais convicção em querer ganhar o prémio Patinho no final da época =). Apesar de tudo, Daniel tem vindo a mostrar que esse é o seu único ponto fraco e tem vindo a melhorar bastante nas outras áreas do jogo. 

La Montagne aka Mário Guitana - Como foi jogador convidado, não leva pontuação. La Montagne teve uma forte presença em campo, não só pela sua altura, mas também pela rapidez e eficácia das suas jogadas. O Guitana Júnior mostrou que tem um potêncial de impor respeito no campo e foi responsável por muitas das defesas da baliza da sua equipa e por 4 dos golos marcados. 


NOT SWF:

Francisco Caldeira - 6 pontos - Francisco Caldeira teve uma excelente prestação em campo. No entanto, durante o aquecimento, Francisco foi vítima de bullying por parte dos 2 irmãos Albicastrenses que o "fuzilaram" na baliza. Esta acção pode ter tido repercussões enquanto Francisco foi guarda-redes pela sua equipa, pois este acabou por deixar entrar 3 remates na sua baliza que acabaram por manchar a sua pontuação.

Pedro Silva - 5 pontos - Pedro Silva já teve jogos melhores que este, mas apesar de as coisas não lhe terem corrido tão bem, Pedro não desistiu e mostrou um espírito lutador. Pode não ter marcado nem assistido, mas ainda conseguiu gerir bem o meio-campo, juntamente com outros colegas da sua equipa.

Pedro Lourenço - 8 pontos - O irmão Lourenço mais velho (segundo outras fontes, é o mais novo) voltou a mostrar uma forte presença em campo e que é um obstáculo difícil de ultrapassar quando está à defesa. Neste jogo, Pedro esteve numa posição mais ofensiva e ainda marcou 1 golo e assistiu para outro. 

João Guitana - 7 pontos - A Papoila Saltitante apresentou o seu jogo habitual, no entanto, João esteve com uma pontaria abaixo do normal sendo apenas capaz de acertar 1 vez no interior das redes dos SWF. No final do jogo ficou a questão: "Será que a presença do seu irmão em campo é a Kryptonite de João Guitana?". Para já, não temos informações claras que possam confirmar a veracidade desta questão, pois serão necessários mais jogos nas mesmas condições para obter resultados mais conclusivos. 

Unknown - Assim como La Montagne, Unknown não recebe pontuação por ter sido um jogador convidado. Unknown, o jogador mistério, apresentou-se com uma velocidade elevada e com movimentos igualmente rápidos. Foi capaz de marcar 2 e ainda assistir para outro. À baliza, só lhe escapou a bola por 1 vez. 


Cantinho das Lesões:

Hugo Martins - O seu pé já está muito melhor, mas ainda se queixa com algumas dores. No entanto, espera-se que já possa sair mais vezes de casa na próxima semana. Quanto ao Campeonato, a data de volta mantém-se incerta, mas continua-se a apostar que após a Páscoa poderemos contar com a presença de Hugo nos SWF.

André Gonçalves - Ainda faltam 2 semanas para que André volte à sua equipa. Até lá, o Crossfitter vai recuperando e não pode fazer movimentos que causem excesso de esforço na zona abdominal.

Guilherme Peruzzi - O pior veio a concretizar-se e a perna de Guilherme ainda não está a 100%. Devido a isso, Guilherme teve de faltar ao jogo devido a dores na mesma. Não se sabe quando é que Peruzzi pode voltar aos jogos, mas a sua equipa espera que ele consiga voltar rapidamente.



CLASSIFICAÇÃO



MELHOR JOGADOR


MELHOR MARCADOR



MELHOR ASSISTENTE



MELHOR GUARDA-REDES



PIOR GUARDA-REDES

3 comentários:

  1. Eu como grande adepto do Futsal na Relva (não perco um jogo) vi que o grande capitão dos SWF fez as assistências para os últimos golos com a mão

    ResponderEliminar
  2. SWF AKA CAnelas de pinaMaNIQUE #rOUBALHEIRA #sECRETARIAdECIDE

    ResponderEliminar
  3. #APOSTOqUEnAOaPROVAOocOMENTARIOaNTERIOR

    ResponderEliminar