sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

by Francisco Caldeira

Chico5+1


Esta crónica chega um dia mais tarde do que é suposto e, por isso, é denominada de Chico5+1.

A equipa visitante, NOT SWF, foi bastante prejudicada esta semana na contabilização dos pontos. A forma como a secretaria definiu a escala, pela qual os jogadores são avaliados, não contribui para uma justa avaliação do jogo.

A fórmula pela qual os pontos são contabilizados é p(x,y,z,w) = 2*x+y-z+w, onde x são golos marcados, y assistências, z golos sofridos e w tempo de jogo. Os jogadores que mais marcam são sempre mais beneficiados na escala, porque têm um multiplicador de 2 associado, o que significa que quem marca é sempre o melhor jogador (!?!?!?), o que nem sempre se verifica no mundo real. 

Na verdade, a avaliação da prestação no relvado de futsal deveria ser mais complexa e não apenas baseada em números de golos ou assistências. 

Factores relevantes a serem considerados numa futura actualização da fórmula de cálculo: distância corrida, tempo passado no chão a reclamar faltas, golos no aquecimento,… Como se pode ver, esta secretaria arranjou maneira de favorecer a equipa dos Warriors e desmotivar a equipa adversária.

De notar que, na última jornada, o Hélder chegou a horas, mas não foi possível um aquecimento muito prolongado porque estava a decorrer um jogo.

1 comentário:

  1. A secretaria está aberta a sugestões, para implementar no "3º Campeonato de Futsal na Relva", com vista a avaliação dos atletas

    ResponderEliminar